quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

"O QUE SIGNIFICA PROPRIAMENTE O SACRAMENTO?" [4]

Esta é a última postagem a respeito do tema "O QUE SIGNIFICA PROPRIAMENTE O SACRAMENTO?". Com o material publicado, por completo, espero que você possa utilizá-lo da melhor forma possível, seja no ambiente acadêmico, pastoral, paroquial... Abaixo, o último trecho do escrito acerca dos sacramentos:


         Além de Verheijen, V. Loi reforça a teoria apresentada acima, inserindo alguns elementos, a fim de que a compreensão estivesse mais clara.  Sendo assim, diante dos estudos de Loi, observamos que: os cristãos, em oposição à circuncisão judaica, chamavam o batismo de grande mysterion; o sentido de mysterium-sacramentum é a iniciação ao batismo. A partir daqui, o sentido de mysterium-sacramentum passou a ser mais amplo:

O fiel era iniciado através do batismo nos mysteria da Bíblia, da doutrina cristã. Sacramentum indica, então, o conteúdo da iniciação, ou seja, toda a tipologia da Bíblia, as verdades do Evangelho, o plano de Deus de salvação em Cristo.[1]

Sacramento: união do visível com o invisível.
            Diante do ponto de vista dos Padres da Igreja, podemos observar mais conceitos acerca dos termos mysterion e sacramentum. Inácio de Antioquia nos diz que mysterion não é, somente, a pessoa de Cristo, mas, também, os principais fatos de sua vida: nascimento, Paixão, Ressurreição... Em Tertuliano, podemos observar mysterium como plano salvífico de Deus, sendo traduzido como sacramentum. Sacramentum, por conseguinte, é caracterizado pela salvação messiânica, o desígnio da salvação de Deus, por ela se realizar de forma sensível na vida humana de Jesus. Seguindo este mesmo conceito, aparecem as figuras de Cirilo, Crisóstomo, Orígenes, Ambrósio, Agostinho, Hilário, Leão Magno, dentre outros.

            A riqueza da expressão mysterium-sacramentum é tão grande que ainda podemos observar um fato diferente do que já vimos neste trabalho. Refere-se às fases do plano da salvação: antes de Cristo (praeparatio, figura, typus, symbolon, parábola, species, praeformatio), durante o tempo de Jesus (realização das promessas, a manifestação do próprio Deus em forma humana) e depois de Cristo (expressa participação, realização sacramental dos mistérios de Jesus na Liturgia). Ainda acerca do termo mysterium-sacramentum, a formulação das palavras nos apresenta conceitos diferentes: sacramentum-mysterii relaciona-se com o visível, o tocável e o histórico do mistério. Mysterium-sacramenti caracteriza-se como o intocável, o secreto e o divino do sacramento, algo que está em concordância com o conceito original do mysterion-sacramentum do Novo Testamento.
            Sendo assim, diante de uma visão acerca da evolução do conceito de mysterium-sacramentum, podemos observar que, ao longo da história, a definição do termo passou por inúmeras mudanças. Vejamos algumas:
  1. ·Sacramentum como sinônimo de mysterium neotestamentário, partindo do pressuposto de que significa o plano da salvação de Deus;
  2. ·Significa o próprio Jesus, sendo o mysterion de Deus. Aqui, o plano soteriológico alcança o seu cume na concretização;
  3. ·Indica os fatos da vida de Jesus;
  4. ·Apresenta-nos as fases do plano da salvação de Deus (antes, durante e depois da vinda de Jesus);
  5. ·Revelação cristã como um ensinamento revelado por Deus que ultrapassa a razão;
  6. ·O aspecto visível dos mistérios cristãos e do plano de salvação de Deus. O sacramentum contém um mysterium;
  7. ·União do visível com o invisível;
  8. ·Mysteria et sacramenta carnis Christi, ou seja, a Liturgia da Igreja;
  9. ·Os sete sacramentos. Ações litúrgicas que apresentam ao homem a salvação e o plano da salvação de Deus;
  10. ·Sinal externo da salvação. A graça em sua tendência encarnatória e eclesial em relação ao homem sacramental.


Referências:

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. 9. Ed. São Paulo: Loyola, 2009.

VATICANO II: Mensagens, discursos, documentos. 2. Ed. São Paulo: Paulinas, 2007.


BOFF, Leonardo. O que significa propriamente o sacramento? In: REVISTA ECLESIÁSTICA BRASILEIRA, 34, 1974.



[1] O que significa propriamente o sacramento? Leonardo Boff.



Nenhum comentário:

Postar um comentário