Esta é a última postagem a respeito do tema "O QUE SIGNIFICA PROPRIAMENTE O SACRAMENTO?". Com o material publicado, por completo, espero que você possa utilizá-lo da melhor forma possível, seja no ambiente acadêmico, pastoral, paroquial... Abaixo, o último trecho do escrito acerca dos sacramentos:
Além de Verheijen, V. Loi reforça a teoria apresentada acima, inserindo alguns elementos, a fim de que a compreensão estivesse mais clara. Sendo assim, diante dos estudos de Loi, observamos que: os cristãos, em oposição à circuncisão judaica, chamavam o batismo de grande mysterion; o sentido de mysterium-sacramentum é a iniciação ao batismo. A partir daqui, o sentido de mysterium-sacramentum passou a ser mais amplo:
O fiel era iniciado através do batismo nos mysteria da Bíblia, da doutrina cristã. Sacramentum indica, então, o conteúdo da iniciação, ou seja, toda a tipologia da Bíblia, as verdades do Evangelho, o plano de Deus de salvação em Cristo.[1]
Sacramento: união do visível com o invisível. |
A riqueza da expressão mysterium-sacramentum é tão grande que ainda podemos observar um fato diferente do que já vimos neste trabalho. Refere-se às fases do plano da salvação: antes de Cristo (praeparatio, figura, typus, symbolon, parábola, species, praeformatio), durante o tempo de Jesus (realização das promessas, a manifestação do próprio Deus em forma humana) e depois de Cristo (expressa participação, realização sacramental dos mistérios de Jesus na Liturgia). Ainda acerca do termo mysterium-sacramentum, a formulação das palavras nos apresenta conceitos diferentes: sacramentum-mysterii relaciona-se com o visível, o tocável e o histórico do mistério. Mysterium-sacramenti caracteriza-se como o intocável, o secreto e o divino do sacramento, algo que está em concordância com o conceito original do mysterion-sacramentum do Novo Testamento.
Sendo assim, diante de uma visão acerca da evolução do conceito de mysterium-sacramentum, podemos observar que, ao longo da história, a definição do termo passou por inúmeras mudanças. Vejamos algumas:
- ·Sacramentum como sinônimo de mysterium neotestamentário, partindo do pressuposto de que significa o plano da salvação de Deus;
- ·Significa o próprio Jesus, sendo o mysterion de Deus. Aqui, o plano soteriológico alcança o seu cume na concretização;
- ·Indica os fatos da vida de Jesus;
- ·Apresenta-nos as fases do plano da salvação de Deus (antes, durante e depois da vinda de Jesus);
- ·Revelação cristã como um ensinamento revelado por Deus que ultrapassa a razão;
- ·O aspecto visível dos mistérios cristãos e do plano de salvação de Deus. O sacramentum contém um mysterium;
- ·União do visível com o invisível;
- ·Mysteria et sacramenta carnis Christi, ou seja, a Liturgia da Igreja;
- ·Os sete sacramentos. Ações litúrgicas que apresentam ao homem a salvação e o plano da salvação de Deus;
- ·Sinal externo da salvação. A graça em sua tendência encarnatória e eclesial em relação ao homem sacramental.
Referências:
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. 9. Ed. São Paulo: Loyola, 2009.
VATICANO II: Mensagens, discursos, documentos. 2. Ed. São Paulo: Paulinas, 2007.
BOFF, Leonardo. O que significa propriamente o sacramento? In: REVISTA ECLESIÁSTICA BRASILEIRA, 34, 1974.
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