quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A missão é olhar para o mundo

          Lendo um jornalzinho de uma paróquia daqui da Arquidiocese de Salvador, vi um simples e interessante texto que falava sobre Missão. A autora do material é a Ir. Virgínia dos Santos, religiosa da Congregação Franciscanas da Imaculada. Não perdi tempo e pedi a ela, que é minha colega de classe da UCSal, para postar seu material aqui. Após o seu sim, disponibilizo, para você, este escrito com o foco missionário:

          "Ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis Minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judéia e Samaria, e até aos confins do mundo" (Atos 1,8).
          Para os cristãos, a palavra missão tem um significado muito especial. Trata-se do anúncio do Evangelho a todos os povos, um compromisso e um horizonte que está no centro da proposta de vida de Jesus. Num mundo sem fronteiras, injustamente globalizado e fragmentado pelos interesses financeiros e comerciais, esta missão da Igreja precisa abraçar o mundo inteiro como testemunha de uma fraternidade possível entre os povos e anunciadora de uma comunhão solidária para com toda família humana.
          Às vezes, as nossas comunidades fecham-se em si mesmas, pensando que sua tarefa é apenas a de cuidar do próprio rebanho, para salvar pelo menos este. Felizmente, ninguém se salva sozinho. É tempo de se abrir e de resgatar a responsabilidade de cada um de nós para com os outros. Toda Igreja local, por menor que seja, é chamada a ser sinal de que Deus ama não somente a nós, mas ama a todas as pessoas. Daí que somos chamados a sentir uma grande paixão pelo mundo. 
          Dom Canísio Klaus, bispo de Santa Cruz do Sul/RS, nos diz:

"O grande objetivo da missão é ajudar os cristãos a serem discípulos missionários de Jesus    Cristo, proclamando a Boa Nova da dignidade humana, da vida, da família, do trabalho, da ciência e da solidariedade com a criação. Os sujeitos da missão são todos os batizados, uma vez que discipulado e missão são como as duas faces da mesma moeda. Os destinatários são todos os povos, desde as pessoas que moram perto até os que vivem nos países mais distantes."






Ir. Virgínia dos Santos
Irmãs Franciscanas da Imaculada
Salvador/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário