segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Seja bem vindo, Dom Gilson!

No dia 27 de julho de 2011, o Santo Padre, Bento XVI, nomeou o então reitor do Seminário Diocesano de Petrópolis/RJ, Pe. Gilson Andrade da Silva, como o mais novo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Natural do Rio de Janeiro, Dom Gilson Andrade cursou Filosofia no Seminário de Petrópolis, o bacharelado em Sagrada Teologia na Universidade de Navarra (Espanha) e a licenciatura em Sagrada Teologia pela Pontifícia Università della Santa Croce, em Roma (Itália). Além da reitoria do Seminário, Dom Gilson ocupava outras funções na Diocese de Petrópolis.

Primeira visita de Dom Gilson ao Seminário Central
Sagrado bispo no dia 24 de setembro de 2011, na Catedral São Pedro de Alcântara, em Petrópolis, tendo como ordenante Dom Filippo Santoro (Diocese de Petrópolis) e como co-ordenantes Dom Alano Pena (Arquidiocese de Niterói) e Dom Murilo Krieger (Arquidiocese de Salvador), o novo membro do bispado brasileiro escolheu como lema episcopal “Por causa da tua Palavra” (Lc 5,5).  Em sua homilia, Dom Filippo Santoro disse a Dom Murilo Krieger que a Diocese de Petrópolis oferecia a nossa arquidiocese um dos seus melhores presbíteros.
Sendo assim, o nosso povo se alegra com a chegada deste jovem carioca. Junto com o primaz do Brasil, Dom Murilo, e com Dom Gregório Paixão, bispo-auxiliar, Dom Gilson irá contribuir, com muito zelo e carinho, com o pastoreio do povo de Deus que se encontra na capital baiana, Lauro de Freitas, ilhas da Baía de Todos os Santos e parte do Recôncavo Baiano. “Quando uma diocese é muito grande, como é o caso da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, é muito difícil, ou praticamente impossível, um bispo realizar tão ampla e exigente missão. Por isso, a Igreja lhe dá bispos auxiliares, que deverão ajuda-lo no cumprimento de sua missão. Nossa arquidiocese, territorialmente, não é muito grande; mas poucas dioceses no Brasil e no mundo são tão densamente povoadas como a nossa”, explicava Dom Murilo, ao Jornal São Salvador, em razão da atuação episcopal em Salvador.
Recebendo os cumprimentos na Catedral Basílica,
em Salvador/BA
No domingo, 09 de outubro, o novo bispo esteve no Seminário Central São João Maria Vianney, onde presidiu a Santa Missa e, também, teve a oportunidade de conhecer melhor a casa de formação presbiteral de Salvador num clima de grande festa. Ali, estava sendo realizado o DICA (Dia Central de Ajuda ao Seminário). Foi um momento de confraternização e lazer que, anualmente, o Seminário Central realiza para acolher a comunidade católica. Ontem, às 19h, na Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus, houve uma missa solene de acolhida para este novo membro do clero soteropolitano, onde os sacerdotes de nossa arquidiocese e o povo de Deus, presentes na nossa igreja-mãe, puderam lhe dar boas vindas.

Dom Gilson: bendito o que vem em nome do Senhor. Nosso povo te acolhe com amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário