Neste período de pré-Copa do Mundo no Brasil, não poderia deixar de dar minha opinião sobre o esporte que eu mais gosto: FUTEBOL. Com tanta disputa entre as cidades-sede, para ver quem é que vai fazer a abertura do torneio, diante de inúmeros casos de irregularidade que estamos vendo no esporte brasileiro, não devemos, é claro, nos esquecer destes problemas. Temos que exercer a nossa cidadania e reprovar estes atos. Porém, não é correto associar estas situações ao esporte em si, "marginalizando" o FUTEBOL, que é o tema em questão. Logo, apresento a você este pequeno texto, feito em uma oficina de língua portuguesa, e que apresenta um ponto de vista mais lúdico e social acerca do esporte número um dos brasileiros. Boa leitura:
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
terça-feira, 18 de outubro de 2011
A árvore, o livro e o filho
Em uma noite de agosto de 2010, encontrava-me na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Salvador, minha Paróquia de origem, para participar da santa Missa em ação de graças pelo dom da vida do Cônego Juraci Gomes de Oliveira. Sempre que possível, eu e um grupo de amigos seminaristas fazemos uma homenagem a este sacerdote em duas datas especiais: no seu aniversário natalício e no dia 03 de novembro (aniversário de ordenação presbiteral). Coube a mim, no aniversário de agosto, realizar uma pequena ação de agradecimento ao Cônego Juraci. Porém, nada vinha em mente. Os dias foram passando, o aniversário chegado e... nada! O que fazer? O que dizer? O que cantar? O que inventar? Nossa! Nesta ansiedade de fazer algo novo, tinha esquecido que eu poderia aproveitar algo que já tinha experimentado e, com uma boa adaptação, cairia muito bem na vida do Cônego: as historinhas que eu ouvia na minha infância.
Foram vários os contos que escutei quando criança. Um deles me chamava bastante atenção: referia-se à árvore, ao livro e ao filho. Abaixo, está o escrito que foi lido, na íntegra, no aniversário natalício do Cônego Juraci, em 2010, e que ilustra, um pouco, o tema que dá título ao texto que estamos lendo. Com pequenas adaptações, podemos compreender o verdadeiro sentido desta historinha:
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
Seja bem vindo, Dom Gilson!
No dia 27 de julho de 2011, o Santo Padre, Bento XVI, nomeou o então reitor do Seminário Diocesano de Petrópolis/RJ, Pe. Gilson Andrade da Silva, como o mais novo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Natural do Rio de Janeiro, Dom Gilson Andrade cursou Filosofia no Seminário de Petrópolis, o bacharelado em Sagrada Teologia na Universidade de Navarra (Espanha) e a licenciatura em Sagrada Teologia pela Pontifícia Università della Santa Croce, em Roma (Itália). Além da reitoria do Seminário, Dom Gilson ocupava outras funções na Diocese de Petrópolis.
terça-feira, 4 de outubro de 2011
MISSÃO: Qual é a sua?
Neste mês de outubro, período em que a Igreja menciona, de modo especial, as missões, compartilho um texto que produzi em 2010, que foi lido durante a Vigília de Pentecostes, no Seminário Central. Na oportunidade, fiquei com a responsabilidade de falar sobre a missão em um dos momentos programados pela equipe de liturgia. Não me deram uma delimitação específica do tema missão. Poderia ser uma missão voltada para o cunho religioso, de profissional... Sendo assim, usei da criatividade e apresentei o tema missionário com o foco voltado para uma pessoa, que, naquele ano, morava conosco na casa de formação presbiteral: Dom Jan De Bie, bispo-auxiliar emérito da Arquidiocese de Malines-Bruxelas (Bélgica). Dom Jan ocupava, em 2010, os cargos de professor dos jovens propedeutas[1] e, também, diretor espiritual de alguns seminaristas (inclusive eu).
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Resultado da enquete
Salve salve, internauta, tudo bem? No semestre passado, fiz uma enquete aqui no blog. A pergunta foi: Qual o assunto que você deseja ver na Toca do Lobo? O resultado final ficou assim: Religião (50%); Notícias sobre Salvador e região (33%); Atualidades no Brasil e no mundo (16%); Esportes (0%). Desde já, agradeço a tua colaboração em interagir conosco. Já colocamos outra enquete à tua disposição. Clique e dê a sua opinião.
Em ritmo acelerado!
Depois de um período repleto de atividades, e tendo que me adaptar a novas funções, finalmente voltei para a TOCA DO LOBO. Sua abordagem não vai estar dirigida a um tema específico. Seguindo a sugestão de amigos, resolvi trabalhar alguns assuntos que ajudam a preencher a pluralidade que encontramos em nossa sociedade.
No semestre passado, diversos foram os fatos que chamaram a nossa atenção, comprovando a ideia pluralista do meio em que vivemos: Bahia de Feira campeão baiano; Santos F.C. conquista o maior título das Américas; caos aéreo na América do Sul por causa de um vulcão no Chile; morte de Bin Laden; criação da Diocese de Camaçari/BA; nomeação dos nossos bispos auxiliares, Dom Josafá e Dom Petrini, para a titularidade das dioceses de Barreiras/BA e Camaçari, respectivamente; nomeação e posse de Dom Murilo Krieger,scj, como Primaz do Brasil; beatificação de João Paulo II e Ir. Dulce. Outros acontecimentos ocorreram neste período, mas, se nós não parássemos de pontuar, com certeza estaríamos escrevendo até agora.
Certamente, outros eventos irão ocorrer (e já estão ocorrendo) neste semestre. Juntando-se a nós, você não vai perder nenhum detalhe dos fatos que irão acontecer ao nosso redor. FIQUE LIGADO!
Assinar:
Postagens (Atom)