quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

CORINTHIANS: O MELHOR TIME DA AMÉRICA ESTÁ NO JAPÃO


Neste mês de dezembro, um dos mais populares clubes do Brasil está disputando o Mundial de Clubes no Japão. O time do Corinthians, do estado de São Paulo, ganhou a vaga para este torneio depois de ter conseguido um feito histórico: vencer a Copa Libertadores da América, o principal torneio de clubes do nosso continente. Logo, diante deste acontecimento e com a boa estreia do “Timão” no Japão, vencendo o Al Ahly, do Egito, escrevi este texto parabenizando o clube brasileiro que está nos representando na Terra do Sol Nascente:   


      35 anos depois da primeira participação na Copa Libertadores da América, o Corinthians, no histórico dia 04 de julho de 2012, conquista o principal torneio de clubes do continente americano pela primeira vez. E foi uma vitória incontestável, com certeza. Foram 14 jogos até o tão sonhado título, e com um detalhe: de forma invicta! A última vez que um clube fez isso foi na década de 70. Mais um detalhe para abrilhantar a conquista do time paulistano.
          Você deve estar se perguntando: por que Rosalvo está escrevendo sobre a vitória do Corinthians, se ele torce pelo Bahia?  A resposta para esta pergunta envolve alguns fatores que, com certeza, eu, como amante do esporte, não poderia deixar passar em branco. Vejamos três desses pontos:   
  
         1º Não é todo dia que se vence o temível Boca Juniors em uma final de Libertadores. Ainda mais quando os números estão contra você. Antes deste jogo final, em uma disputa direta entre os clubes do Brasil e Argentina em finais de Libertadores, os hermanos tinham 09 vitórias contra 03 dos brasileiros. A última vez que um time do Brasil tinha vencido uma equipe argentina foi há 20 anos. O São Paulo foi campeão da Libertadores sobre o argentino Newell’s Old Boys, em 1992. Já estava na hora de quebrar este tabu, não é?
         2º Como já foi dito acima, o Boca Juniors é um time temível. Seis vezes campeão da América, o segundo maior vencedor da Libertadores, a equipe argentina iria enfrentar um time que nunca tinha disputado uma final deste torneio. Neste quesito, o Boca é bem mais experiente que o Corinthians. Outro ponto a favor dos argentinos: a última vez que eles perderam a final da Libertadores para um brasileiro, foi para o Santos... na época de Pelé. Até agora as estatísticas eram contra o Timão.
Momento da premiação do Corinthians
na Libertadores 2012
3º A mídia nacional, não só a esportiva, abordava este fato como o “evento esportivo do ano”. De 2000 pra cá, outros clubes brasileiros disputaram e venceram a Libertadores, mas, em nenhum deles, a imprensa brasileira abordou um jogo dessa forma. Também, não é todo dia que um clube brasileiro, com mais de 30 milhões de torcedores, que possui a segunda maior torcida do Brasil e com mais de 100 anos de história e vitórias disputa uma final da Libertadores. Além disso, quando você é um dos quatro grandes clubes do estado de São Paulo que não possui este título, que carrega este incômodo peso e sofre gozações dos adversários por isto e, por fim, vai estrear na final do campeonato contra um super campeão do torneio, com certeza, não é todo dia que isto acontece. A mídia está certíssima em classifica-la como o “evento esportivo do ano”.

          Bem, diante destes três fatores, chega o dia do lendário jogo. A partida começou com as duas equipes realizando um jogo truncado, “amarrado” no meio campo, com poucas possibilidades de gol. Porém, no segundo tempo, brilhou a estrela do atacante corinthiano Emerson. Com dois gols, ele decretou a vitória do Timão, fazendo com que o time mais popular do estado de São Paulo conquistasse a Copa Libertadores da América pela primeira vez. Assim, o dia 04 de julho de 2012 tornou-se “O dia em que encerrou as piadas sobre Corinthians na Libertadores”. A ausência deste título no curriculum corinthiano era tão ruim, que os adversários não poupavam as chacotas contra o time alvinegro paulistano. Este é o momento lúdico da rivalidade: piadas, como “vou colocar o nome de minha filha de Libertadores, pois só assim corinthiano nenhum vai tocar nela” e “só vou pagar esta dívida quando o Corinthians for campeão da Libertadores” acabaram e, consequentemente, vai aparecer muito genro corinthiano por aí e, também, muitas dívidas serão quitadas.
Outro ponto que merece ser destacado na bela vitória do Corinthians: enquanto que a grande maioria das equipes possui um jogador referência (ex: Santos/Neymar, São Paulo/Rogério Ceni, Bahia/Souza, Fluminense/Fred), qual seria, de fato, o destaque do Timão neste torneio? Se levarmos em conta o último jogo, com os dois gols de Emerson, a maioria dos leitores irá dizer que o atacante corinthiano é o “cara” do time. Mas, desconsiderando a derradeira partida, quem seria o tal jogador chave da equipe? Fazendo uma retrospectiva da vitoriosa campanha do Corinthians, podemos observar que, cada partida foi um capítulo de uma novela que, no final, houve um desfecho feliz. Em cada parte houve um protagonista: o goleiro Cássio; os meio campistas Ralf, Paulinho, Danilo; os atacantes Romarinho, Emerson, Liedson, etc. Logo, o que podemos tirar como conclusão? Ainda hoje, a velha máxima “um por todos, todos por um” prevalece sobre a andorinha, onde ela só não faz verão. Quando o Corinthians resolveu montar uma equipe competitiva, não depositando a sua sorte em uma ou duas pessoas, o resultado foi bem diferente.
"Timão" no Japão, antes do jogo contra o
Al Ahly (Egito)
Esta lição nós não devemos levar em consideração, apenas, no aspecto esportivo, mas em todos os pontos de nossa vida. É a união que faz com que enfrentemos todas as barreiras que estão em nosso caminho, derrubando todas as nossas dificuldades e, por fim, vencemos os nossos adversários. O esporte também nos ensina valores para o nosso bem viver, e o Timão, o melhor time da América de 2012, foi um grande exemplo para nós.

PARABÉNS, CORINTHIANS! O MELHOR TIME DA AMÉRICA É DO BRASIL!!!

P.S.: Peço perdão à minha afilhada, torcedora do Palmeiras, por ter escrito um texto sobre o Corinthians. Eu, como um amante do futebol, não poderia deixar de explorar este fato e, também, como o esporte pode nos oferecer belas lições. Tenha certeza que o seu Palmeiras tem espaço cativo aqui no blog, viu? Hehe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário