sábado, 15 de dezembro de 2012

Natal: por que 25 de dezembro?


No meu período de férias de fim de ano, fui convidado para auxiliar o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger,scj, e o Pe. Gilson Magno em uma celebração eucarística na capela do antigo Colégio Maristas, no bairro do Canela, em Salvador. Lá, vi que a equipe responsável pelo templo religioso, dedicado a Nossa Senhora da Vitória, tinha preparado um pequeno material acerca do Natal (vale lembrar que estávamos no Tempo do Advento). Reparei que o autor daquele texto era o próprio Arcebispo. Perguntei a ele se aquele escrito já tinha sido publicado, e ele disse que sim. Ao ler o título (Natal: por que 25 de dezembro?), logo me interessei em aprofundar aquela leitura, pois se tratava de um tema em que, muitas vezes, fui interpelado pelas pessoas: por que comemoramos o Natal no dia 25 de dezembro, já que não existe nenhum trecho bíblico que comprove esta data? Por que montamos o presépio no período natalino e quem foi o seu criador? No entanto, baseado nos conteúdos adquiridos na disciplina História da Igreja, conseguia responder, sem muitos problemas, estas questões. Porém, tenho certeza de que existem muitas pessoas que ainda têm dúvidas. Logo, resolvi publicar, abaixo, este breve texto de Dom Murilo, a fim de que as pessoas possam compreender melhor o porquê do dia 25 de dezembro e os seus símbolos e, também, para aquelas que não tiveram a oportunidade de desfrutar deste material na primeira vez que foi publicado no Jornal A Tarde.

          Se procurarmos no Evangelho indicação sobre o dia do nascimento de Jesus, nada encontraremos. Na visão dos apóstolos e evangelistas, não se tratava de um fato digno de registro; no centro de sua pregação estava a ressurreição do Senhor. A preocupação que tinham, ao falar dele a quem não o conhecia, era clara: apresentar uma pessoa viva, não alguém do passado. É o que notamos, por exemplo, nos dez discursos querigmáticos (querigma: primeiro anúncio; apresentação das verdades centrais do cristianismo) que encontramos nos Atos dos Apóstolos. A ideia fundamental desses discursos é a mesma: “A este Jesus, Deus o ressuscitado; disso todos nós somos testemunhas” (At 2,32).
         Voltemos ao Natal. No tempo do Papa Júlio I, que dirigiu a Igreja do ano 337 a 352, é que foi introduzida essa solenidade no calendário da Igreja. Até então celebrava-se apenas a festa da Epifania – isto é, a manifestação do Senhor aos povos pagãos, representados pelos magos do Oriente. Ficava assim claro que Jesus era o Salvador de todos os povos, e não apenas de um só povo. Por que, então, 25 de dezembro como data do Natal?
         O Império Romano havia decidido que todos os povos deveriam comemorar a festa do “sol invicto”, o renascimento do sol invencível. Era invencível uma vez que caía (morria) de noite e renascia a cada manhã, eternamente. Esse renascimento diário era celebrado no dia 25 de dezembro. O sol era também símbolo da verdade e da justiça, igualmente consideradas invencíveis uma vez que, por mais que muitos tentassem destruí-las, sempre renasciam vitoriosas. O sol, considerado um deus, era uma luz poderosa, que iluminava o mundo inteiro. Igualmente a verdade e a justiça eram luzes poderosas para todos os povos.
         Em vez de simplesmente combater essa festa pagã, os cristãos passaram a apresentar Jesus Cristo, nascido em Belém, como o verdadeiro sol, já que nos veio trazer a verdade e a justiça. Também ele passou pela morte, mas dela ressurgiu, mostrando que era invencível. Seu nascimento – isto é, seu natal -, já que não se sabia em que dia havia ocorrido, passou a ser celebrado no dia do sol invicto.
         A tradição – louvável tradição! – dos presépios é posterior: na noite de Natal de 1223, em Greccio – Itália, S. Francisco de Assis fez o primeiro presépio. Ele maravilha-se que Jesus, o Filho de Deus, havia-se encarnado para que pudéssemos conhecer o rosto de Deus. Com Jesus, passamos a ter em nosso meio um Deus que “trabalhou com mãos humanas, pensou com inteligência humana, agiu com vontade humana, amou com coração humano. Nascido da Virgem Maria, tornou-se verdadeiramente um de nós, semelhante a nós em tudo, exceto no pecado” (GS,22). Como não representar, então, seu nascimento, ocorrido numa gruta de Belém? Ao longo dos tempos e dos lugares, cada povo foi deixando suas próprias marcas nos presépios. Os presépios que vemos pela cidade de Salvador (que seja, um dia, a cidade “do” Salvador!), em parte fruto da iniciativa do projeto: “Salvador, cidade natal do Brasil”, é uma prova disso. Por sinal, não deixa de ser significativo que tal iniciativa tenha tido tanta acolhida na cidade que se identifica com o nome de Jesus. Afinal, o anúncio dos anjos em Belém, foi claro: “Eu vos anuncio uma grande alegria...: nasceu para vós o Salvador!” (Lc 2,10).
         O nascimento de Jesus é o fato central da história da humanidade; tanto assim que contamos os anos a partir desse acontecimento. Na proximidade do Natal, caminhemos ao encontro do menino que nos é dado, para contemplá-lo e lhe dizer:

“Vimos te adorar, Menino Jesus. Estamos maravilhados diante da grandeza e da simplicidade do teu amor! Tu agora estás conosco para sempre! Tu, pobre, frágil, pequeno... para nós, para mim! Em ti resplende a divindade e a paz. Tu nos ofereces a vida da graça. Teu sorriso volta-se para os pequenos, pobres e simples. Por isso, depositamos a teus pés nossas orações, nossa vida e tudo o que somos e temos. Olha com especial carinho, contudo, para todos aqueles que não te conhecem e, por não te conhecerem, não te amam. Amém!”

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