sábado, 27 de outubro de 2012

Últimos dias de Rodin na Bahia


           Ano passado, na cidade de Santo Amaro da Purificação/BA, tive a oportunidade de visitar a exposição itinerante de Auguste Rodin (mestre francês que viveu no século XIX), que faz parte do “Projeto Rodin Itinerante”. Após a visita, ganhei alguns folders e boletins informativos acerca da exibição permanente do mesmo artista, que estava ocorrendo em Salvador.
O Pensador. Rodin fez a primeira versão
desta obra em 1880.
         “Auguste Rodin: Homem e Gênio” é a exposição que está em cartaz, até o final deste mês, na capital baiana, no Palacete das Artes Rodin Bahia. Em um regime de comodato, assinado entre o governador do Estado, Jacques Wagner, pelo secretário de Cultura da Bahia, Márcio Meirelles e por Dominique Vieville, atual diretor do Museu Rodin Paris, fomos privilegiados em abrigar, desde 2009, 62 obras deste grande nome da arte mundial.
         Esta exposição, a concretização de um dos principais projetos museológicos do Estado da Bahia, já recebeu a visita de, aproximadamente, 200 mil pessoas, de toda a parte do Brasil. Sendo assim, observa-se uma feliz redefinição da concepção popular dos espaços museais, vistos, antes, como locais que serviam para guardar “coisas velhas”.
         Somos privilegiados por termos estas obras aqui, na nossa capital. Tive a oportunidade de visitar as esculturas (entre elas, O Pensador, O Beijo, O Escultor e Sua Musa) deste grande artista que estão expostas do Palacete das Artes. Dou, aqui, o meu testemunho de que vale a pena ver “Auguste Rodin: Homem e Gênio”. Esta rara oportunidade termina no próximo dia 30, quando as peças voltarão para a França. Aproveite e visite o Palacete das Artes Rodin Bahia! 

Horários: terça a domingo, das 10h às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário