segunda-feira, 1 de outubro de 2012

MISSÕES: Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso (Cruz das Almas/BA)



         Neste mês de outubro, período em que a Igreja se dedica à meditação das MISSÕES, reproduzo, aqui, a homenagem que eu e o meu irmão seminarista Márcio Augusto (http://cogitummeum.blogspot.com.br/) recebemos na nossa última experiência missionária. Este grande evento (semana intensiva de missão) é promovido uma vez por ano, sempre no início do segundo semestre, pelo Seminário São João Maria Vianney, localizado em Salvador/BA. A cada temporada, esta casa de formação de presbíteros (que acolhe os seminaristas da Arquidiocese de Salvador e da Diocese de Camaçari/BA) realiza esta ação, em conjunto com alguma paróquia situada em cidades próximas da capital baiana. Neste caso, irei relatar o singelo tributo que recebemos de alguns paroquianos da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, localizada na querida Cruz das Almas, cidade que, sempre que possível, visito nas minhas férias. Depois da bela experiência que tive, a visita, que era algo esporádico, tornou-se uma obrigação, devido ao enorme carinho e, também, às verdadeiras amizades que nasceram ali.
         Nada melhor que um testemunho quando se decide falar de algo. Logo, diante da oportunidade de escrever a respeito do Mês Missionário, resolvi fazer algo diferente: ao invés de escrever sobre o que seria a missão, juntamente com os seus conceitos e aplicação (algo fácil de ser encontrado), seria mais interessante postar a impressão que os paroquianos da Virgem do Bom Sucesso, mais especificamente, a comunidade Nossa Senhora de Lourdes, do bairro Ana Lúcia, teve a respeito da missão. Eu também não posso me omitir a respeito da minha experiência missionária em Cruz das Almas. Ainda neste mês, publicarei o meu testemunho acerca da inesquecível terceira semana de julho de 2012, onde vivi, intensamente, aquele momento de graça que, com certeza, levarei por toda a minha vida!
         Por fim, antes de apresentar a você o texto que os paroquianos fizeram, não posso deixar de agradecer: a Deus, pela oportunidade que Ele me ofereceu de estar com vida e saúde para aproveitar, ao máximo, este evento; ao Seminário Central e à Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, por terem proporcionado a todos (seminaristas e o povo cruz-almense) este tempo de bênçãos; à comunidade Nossa Senhora de Lourdes, pelos fecundos momentos que vivemos juntos (tanto nas celebrações quanto nas visitas às casas); ao seminarista Márcio Augusto, que convive comigo desde 2008 e, mais uma vez, estivemos juntos em mais uma bela experiência oferecida por Deus; ao casal Tenilson e Giselia, juntamente com as suas princesinhas Amanda e Maria Clara que, na época, ainda estava na barriga, pela acolhida e amizade fraterna. Eles, com certeza, se tornaram, para mim e para Márcio, a nossa mais nova família.

         A seguir, o texto da homenagem:


Márcio e Rosalvo,

         Amigos, irmãos missionários... Filhinhos. Ouvir seus corações é acreditar na preciosidade aos olhos d’Aquele que os guarda em puro amor. O maior de todos os dons, o único mandamento que Jesus nos deixou é o Amor... Ensinastes-nos que para vivermos uma vida missionária santa, precisamos, “apenas”, aprender com Jesus a ser Amor. Nesta semana missionária, vivemos o amor que se entrega e que imita o Amor maior cravado na Cruz.
         Nossos caminhos estão planejados, para juntos seguirmos. Estamos num mesmo amor, em que a nossa amizade e o companheirismo sagrado receberão a bênção de Deus. Onde quer que estejam, sintam os corações tranquilos, a alma leve, a mente junto da luz... Luz que recebestes no batismo e que habita em vocês. Vão com simplicidade, com alegria, confiança e saibam que aprendemos a lição que, para evangelizar, basta amar.
         Tenham sempre a certeza de estarem acompanhados e protegidos por Deus. Ele está com vocês e deixa que os dias venham e aconteçam. Quando sentirem a brisa os tocar, somos nós beijando-os e envolvendo-os em oração com imensa saudade destes dias de convivência. Agradecemos aos céus pela oportunidade de estarmos juntos, de aprender, sentir, viver a presença de Deus na simplicidade da doação.
         Hoje, podemos dizer que somos a perfeita magia da amizade. Irmãos, amigos... Nossa fidelidade está guardada por nossa fé. O Amor é a razão para continuarmos caminhando em missão. Portanto, pensando no que dissemos, fizemos e sentimos, percebemos que os momentos de história que realizamos juntos foram grandiosos. Agora, as palavras perdem o sentido diante das lágrimas contidas na saudade que iremos sentir, mas o sorriso é o que demonstraremos neste instante, por ser o motivo deste “até logo”, o cumprimento de mais uma missão em nossas vidas.
         Sempre há um amanhã. Temos confiança de que a vida nos dará outras oportunidades para aproveitarmos cada abraço esperado. Por isso, sabemos que vocês têm que ir, mas ficaremos aqui rezando pelos dois, hoje e sempre. Que vocês façam mais histórias maravilhosas e intensas como foi a nossa. Hoje, é o início de uma vida longa de oração e de amizade eterna.
         Aprendemos que nossa missão e nosso compromisso é estarmos ligados a Jesus e vivemos a unidade entre nós; é construir uma comunidade de amor, fazer do serviço missionário catequético uma glória ao Pai, e que o nosso ofício produza os frutos que o Pai espera. Permaneçamos sempre unidos a Jesus e entre nós. Vocês são bênçãos de Deus. Vão, missionários do Amor, vão cumprir a messe com amor...

Dos irmãos em Cristo e amigos para sempre:


Igreja Nossa Senhora de Lourdes, Comunidade do bairro Ana Lúcia
Semana Missionária: de 17 à 22/07/2012

Um comentário:

  1. Poxa...
    Tão bom relembrar este tempo:
    Tempo fecundo.
    Tempo de dedicação e esforço.
    Tempo de sentir no hoje o que virá amanhã... Tempo de relembrar.
    Tempo de projetar.
    Tempo de estreitar os laços...

    É verdade, há tempo pra tudo:
    Tempo de pedir.
    Tempo de agradecer.
    Tempo de crescer.
    Tempo de morrer.
    Que haja tempo para inscrever o nosso nome na história.
    Tempo,
    Tempo,
    Tempo...

    Obrigado, Rosalvo, simplesmente por existir!
    Vc é o cara!

    ResponderExcluir