quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O MÊS MISSIONÁRIO AO LADO DE SANTA TERESINHA

O mês da Bíblia, (setembro) já passou da metade. Neste período, estamos trabalhando com um foco bem especial: os círculos bíblicos, o exercício da Lectio Divina (Leitura Orante da Bíblia), dentre outros aspectos que cercam o estudo da Palavra de Deus nas comunidades eclesiais, nos lares, nas casas religiosas... Porém, esta ocasião, no tempo litúrgico, está chegando ao fim. Ao findar-se um período, inaugura-se outro. Assim como em maio a Igreja se volta para a memória de Maria, junho para os santos juninos (Antônio, João e Pedro), agosto para as vocações e setembro para as Sagradas Escrituras, outubro também é um mês voltado para uma meditação específica: MISSÃO.
            O mês missionário corresponde, liturgicamente, a outubro. Desde 1926, com a instituição do Dia Mundial das Missões pelo Papa Pio XI e celebrado, pela primeira vez, em 1927, o evento missão é um período de renovação missionária em nossas vidas. Todos nós temos um gérmen missionário. Seja no trabalho, estudos ou em outras atividades que desempenhamos na sociedade, todos somos convidados a responder a uma missão. Nós, cristãos católicos, como batizados, temos como vocação elementar a evangelização. Sendo assim, não podemos desconsiderar o que Jesus falou para os Apóstolos: “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15).
             A expressão usada acima “não podemos desconsiderar”, tem como significado, para nós, que a humanidade não pode tirar o “corpo fora”. Como assim? Ah, se Jesus direcionou aquelas palavras aos seus Apóstolos (Mc 16,15), significa que estou isento desta missão. Devo, apenas, receber os benefícios daqueles santos homens que deram a vida em favor da missão que Cristo destinou a eles. Mas, se prestarmos atenção, e pensarmos em uma espécie de “árvore genealógica da fé”, quantos homens e mulheres abraçaram esta recomendação de Jesus, ao longo de séculos e séculos, fazendo com que esta fé chegasse até nós?  Seria uma mediocridade interpretarmos as Sagradas Escrituras limitando o seu conteúdo, apenas, ao período em ela foi escrita. Logo, não devemos ficar parados, como as testemunhas da Ascensão do Senhor: “Homens da Galileia, por que estais aí a olhar para o céu?” (At 1,11).
Teresa de Lisieux: padroeira das
missões
            E agora você pode estar se perguntando? Qual a minha missão? Que devo fazer para propagar a Palavra de Deus a todo aquele que está com sede desta Água Viva? Bem, tentarei responder a esta questão utilizando o exemplo da santa padroeira das missões: Santa Teresinha do Menino Jesus.
            Desde pequena, a jovem francesa, nascida no ano de 1873, em Alençon, descobriu que a sua vocação na Igreja seria o amor. Para isso, decidiu consagrar-se totalmente a Deus. Porém, um detalhe a impedia de dar este grande passo em sua vida: a pouca idade. Como aceitar uma menina tão nova em uma congregação religiosa? Então, após uma longa batalha e com a autorização do sumo pontífice, na época o Papa Leão XIII, aos 15 anos, Santa Terezinha consegue ingressar no Carmelo e tomou o nome de Teresa do Menino Jesus. Após a profissão religiosa, adotou o nome de Teresa do Menino Jesus e da Santa Face. Depois da sua morte, também ficou conhecida como Teresa de Lisieux. Muitos são os nomes e títulos que se referem à Santa Teresinha, mas o seu chamado a realizar coisas tão simples, assumindo a sua pequenez e mostrando a todos o seu amor a Deus, foi a mais bela das heranças que ela deixou para nós.
            Este belo testemunho de vida foi interrompido por uma tuberculose, no dia 30 de outubro de 1897, com apenas 24 anos, nove deles, nos quais, viveu no Carmelo, servindo totalmente ao Deus Amor. Porém, esta jovem santa, proclamada padroeira das missões em 14 de dezembro de 1927, pelo Papa Pio XI (o mesmo que instituiu o Dia Mundial das Missões), juntamente com São Francisco Xavier, nunca realizou uma missão continental, diferente de São Francisco, um espanhol que se destacou pela propagação da Palavra de Deus na Ásia. Por que, então, nomeá-la padroeira das missões? A resposta a este questionamento pode ser visto pela própria experiência de vida da jovem francesa: ela sempre quis evangelizar em terras distantes (não por um tempo determinado, mas por toda a vida). Mas a sua saúde frágil a impediu de realizar tal feito. Não obstante, o aspecto missionário não é sinônimo de ir para territórios distantes da sua pátria. E foi isso que Santa Teresinha demonstrou. Ela conseguiu ampliar o conceito missionário, fazendo com que compreendêssemos que, através da oração, alicerce do vigor da missão, nós nos tornaríamos missionários. Teresa mostrou, através desta simples e nobre ação, o belo sinal de conduzir inúmeras pessoas sedentas de Deus ao Pai, mostrando que elas são tão amadas e queridas por Ele, que fez tudo para nós e nos quer bem. Fazer com que Deus fosse amado por todos os homens e mulheres foi a missão da santa, mostrando que a contemplação é, também, um aspecto missionário.
Dom Lucas Neves: grande devoto
de Santa Teresinha
            Por fim, é importante ressaltarmos uma pequena, e significativa ligação, que a jovem santa tem com a Bahia. No ano do centenário da morte de Santa Teresinha, em 1997, o Papa João Paulo II a proclamou como Doutora da Igreja. Uma das pessoas que lutaram por este título foi o então Cardeal e arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Lucas Moreira Neves, grande devoto da santa de Lisieux. Fora o título que ela recebeu, o purpurado conseguiu trazer as relíquias de Teresa ao Brasil, passando por várias dioceses do nosso país. Além disso, dom Lucas criou o Seminário Propedêutico Santa Teresa de Lisieux, a primeira etapa que os jovens seminaristas de Salvador passam ao ingressar na casa religiosa. Até hoje, os propedeutas se inspiram e pedem a intercessão da jovem santa, para que eles consigam responder, com muito amor, assim como Teresinha, o chamado que Deus fez a eles.
            Que Deus eterno e Todo poderoso, por intercessão de Santa Teresinha, nos abençoe e nos fortaleça sempre na MISSÃO que foi destinada para nós. Santa Teresinha: rogai por nós!



Fonte: Santuário Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face. Disponível em:<http://www.santuariosantaterezinha.com.br/santuario/index.php?option=com_content&view=article&id=29&Itemid=60. Acesso em: 16 set. 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário