Dom Raymundo Damasceno, dom Cláudio Hummes, dom Odilo Scherer, dom Geraldo Majella Agnelo e dom João Braz de Aviz estão em Roma e começaram, ontem, sexta-feira, 1º de março, a participar dos encontros do Colégio Cardinalício em vista da convocação do Conclave que deverá ocorrer na próxima segunda-feira.
Cinco são os purpurados brasileiros que estão abaixo dos 80 anos. Logo, eles estão aptos para participar da eleição que escolherá, até a Páscoa, o sucessor de Bento XVI. Conheça um pouco mais sobre cada um:
Dom Raymundo Damasceno Assis é mineiro da cidade de Capela Nova. Nasceu em 15 de fevereiro de 1937 (76 anos). Dom Raymundo é, atualmente, arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Dom Cláudio Hummes é gaúcho da cidade de Montenegro. Nasceu no dia 8 de agosto de 1934 (78 anos). Foi o 18º bispo de São Paulo, sendo o seu sexto arcebispo e quarto Cardeal. No Vaticano, dom Cláudio foi prefeito da Congregação para o Clero.
Dom Odilo Scherer também é gaucho. Nasceu na cidade de Cerro Largo no dia 21 de setembro de 1949 (63 anos). É o mais jovem dos cardeais brasileiros que irão participar do Conclave. Desde 2007, substitui o Cardeal dom Cláudio Hummes no governo da arquidiocese mais populosa do Brasil: São Paulo.
Da esquerda para direita: dom João Braz, dom Cláudio Hummes, dom Raymundo Damasceno, dom Geraldo Majella e dom Odilo Scherer |
Dom Geraldo Majella Agnelo é arcebispo-emérito da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, primaz do Brasil. Nasceu em Juiz de Fora/MG, no dia 19 de outubro de 1933 (79 anos). Apenas dom Geraldo e dom Cláudio, no grupo dos cinco cardeais brasileiros que vão participar do Conclave, irão participar deste evento novamente (o último Conclave foi em 2005, onde o Cardeal Joseph Ratzinger foi escolhido Papa, adotando o nome de Bento XVI).
Dom João Braz de Aviz é catarinense da cidade de Mafra. A data do seu nascimento é 24 de abril de 1947 (65 anos). Antes do início do Conclave, atuava como prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, no Vaticano. A última diocese que governou no Brasil foi a Arquidiocese de Brasília. Dentre os cinco Cardeais brasileiros, dom João foi o último que ingressou no Colégio Cardinalício, no dia 6 de janeiro de 2012.
Fontes: CNBB e Wikipedia.
Fontes: CNBB e Wikipedia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário