domingo, 3 de março de 2013

Cardeais mais cotados para ser o novo Papa

Segundo a imprensa internacional e alguns vaticanistas, estes são os principais nomes para assumir a Sé vacante de Roma. São eles (organizado por região):


América Latina

Óscar Andrés Rodriguez Maradiaga: nasceu em Tegucigalpa (capital de Honduras) no dia 29 de dezembro de 1942 (70 anos). É arcebispo da cidade onde nasceu desde 1993. Desde 2007, dom Óscar Maradiaga é presidente da Cáritas Internacional e, em maio de 2011, foi reeleito para o período que se concluirá em 2015.

Leonardo Sandri: argentino de Buenos Aires, o Cardeal Sandri tem 69 anos (18 de novembro de 1943). Dom Leonardo é um Cardeal que tem uma longa caminhada no serviço diplomático da Santa Sé. Desde 1974, está envolvido nestas atividades. Em 2007, foi nomeado por Bento XVI prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais. Dom Leonardo também é membro de várias congregações e pontifícios conselhos da Santa Sé.




Dom Odilo Scherer: entre os latinos, existe o nome do brasileiro Odilo Scherer. Gaúcho de Cerro Largo, tem 63 anos (21 de setembro de 1949) e é arcebispo de uma das maiores arquidioceses da América Latina: São Paulo. Segundo o Cardeal Tarcísio Bertone, dom Odilo é sólido na doutrina da Igreja e é um dos cardeais que supervisionam as atividades do Banco do Vaticano.

América do Norte

Marc Ouellet: é um Cardeal canadense nascido na província de Quebec em 8 de junho de 1944 (68 anos). Atualmente, dom Marc é prefeito da Congregação para os Bispos, no Vaticano. Entre outras atividades, ele já atuou como consultor da Congregação da Doutrina da Fé e da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos. Dom Marc já morou aqui na América do Sul, quando ele lecionou Filosofia no Seminário Maior de Bogotá (Colômbia).

África


Peter Turkson: o Cardeal nasceu na região oeste de Gana em 11 de outubro de 1948 (64 anos). Dom Turkson fala vários idiomas, entre eles: inglês, francês, italiano, alemão, fante (uma das línguas de Gana), entre outras, além de entender latim e grego. Estudou e lecionou em Nova York e Roma antes de se tornar padre, em 1975. Atualmente, o Cardeal Turkson é presidente do Pontifício Conselho por Justiça e Paz no Vaticano.


Ásia


Luis Antonio Tagle: nascido em Manila (21 de junho de 1957), capital das Filipinas, dom Luis Tagle é um dos mais novos cardeais que irão participar do próximo Conclave (55 anos). Obteve doutorado em Teologia na Universidade Católica da América, em Washington DC. Dom Luis Tagle é uma das vozes mais respeitadas da Igreja na Ásia. Recebeu o cardinalato no Segundo Consistório Ordinário Público de 2012, em 24 de novembro de 2012. Atualmente, é o arcebispo de sua arquidiocese de origem: Manila.  


Europa

Angelo Scola: um dos principais cardeais italianos, Angelo Scola tem 72 anos (7 de novembro de 1941) e está pastoreando a arquidiocese mais populosa da Europa: Milão. Além de Milão, o Cardeal Scola já foi patriarca de uma das mais tradicionais dioceses do Velho Mundo: Veneza. Ele fundou uma revista em árabe, chamada Oasis, para melhorar os contatos e o diálogo entre cristãos e muçulmanos.



Gianfranco Ravasi: compatriota de Angelo Scola, o Cardeal Ravasi nasceu na cidade de Merate, em 18 de outubro de 1942 (70 anos). Atualmente, ele é o presidente do Pontifício Conselho para a Cultura no Vaticano. Em 20 de novembro de 2010, foi acolhido no colégio cardinalício, em consistório criado por Bento XVI.


Christoph Schonborn: o Cardeal austríaco de origem checa nasceu há 68 anos (22 de janeiro de 1945). Ele é o segundo filho do conde von Schonborn e da baronesa von Doblhoff. Desde 11 de setembro de 1995, Christoph Schonborn é arcebispo de Viena (capital da Áustria) e foi criado Cardeal por João Paulo II, em 21 de fevereiro de 1998. Doutor em Teologia, o Cardeal Schonborn participou do Conclave de 2005, que elegeu o Cardeal Ratzinger como o sucessor de João Paulo II. 


Apesar destas cogitações, esperamos, sempre, na ação do Espírito Santo. Que o próprio Espírito inspire os 115 cardeais eleitores, a fim de que seja escolhido o candidato que seja capaz de conduzir, com muita dignidade, a Barca de São Pedro.

Fontes: A Crítica.com, CNBB, Jornal do Brasil, Wikipedia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário