sábado, 28 de abril de 2012

Parabéns, Monsenhor Neiva!



No próximo sábado (dia 28), a Arquidiocese de Salvador irá presenciar um dos mais belos momentos na vida de um dos seus sacerdotes. A Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Cruz das Almas (Recôncavo Baiano), irá celebrar os 70 anos de vida presbiteral de Monsenhor José de Souza Neiva, pároco emérito daquela paróquia.
Natural de Dom Macedo Costa, também no Recôncavo, Monsenhor Neiva percorreu um longo caminho, tanto na sua formação em vista do ministério presbiteral quanto geograficamente, até chegar à cidade de Cruz das Almas, em 1966.
Durante 12 anos (1930-1942) se preparou em vista do sacerdócio. Em seguida, logo após a sua ordenação presbiteral, lecionou no extinto seminário de Itaparica, além de ter sido o responsável pelas finanças da casa (1942-1943). Também passou pelos municípios de Baixa Grande, Macajuba, Itaberaba e, dois anos antes de ser o pároco de Cruz das Almas, foi nomeado Cônego Geral na catedral de Ruy Barbosa, em março de 1964.
Com 46 anos na Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, o laço afetivo que Monsenhor Neiva construiu naquela região pastoral, e também, com a cidade de Cruz das Almas, é algo imensurável. Seu trato com as pessoas, a sua presença na vida de muitas famílias cruz-almenses, o fato da porta de sua residência estar sempre aberta para acolher a todo transeunte que por ali passa, dentre outros gestos nobres, faz deste grande sacerdote um modelo de pai e pastor para muitas gerações.
Por tudo isso, Monsenhor Neiva, a Arquidiocese de Salvador rende graças ao Bom Deus pelo seu ministério sacerdotal fecundo e pelo testemunho de vida que o senhor nos oferece há 95 anos. PARABÉNS! 


Um comentário:

  1. parabéns a você Rosalvo... primeiro por fazer parate de uma geração que tem a sastifação de conhecer a vida de homens como Monsenhor Neiva e Sadoc e também pela criatividade e facilidade de expressar a sua gratidão pelo ministerio sacerdotal deste grade homem de forma super atraente. se me falasse a um tempo atrás este texto seria publicado no jornal... que Deus nos ajude a dize sim a sua santa vontade em nossa vida. abraço fraterno.
    Dvanildo Ribeiro

    ResponderExcluir