sábado, 28 de abril de 2012

DEUS QUIS DEIXAR O HOMEM “ENTREGUE À SUA PRÓPRIA DECISÃO” (ECLO 15,14)


No final do semestre passado (2011.2), o professor da disciplina Teologia Moral solicitou à turma um breve texto acerca do documento Veritatis Splendor, escrito por João Paulo II. Nesta obra do Sumo Pontífice, deveríamos escolher um tema, produzir um material e, por conseguinte, apresentá-lo na sala de aula. Decidi eleger um assunto que se refere à liberdade humana. Fui tentado a desenvolver este ponto, devido a alguns questionamentos que me foram feitos a mim referente a esta questão. Um deles, e que expus, brevemente, no texto abaixo, fala sobre o SIM da Virgem Maria, que acolheu, com muita simplicidade e singeleza, ser a Mãe do Menino Deus. Abaixo, está o texto em que abordo o tema e que foi apresentado ao docente de Teologia Moral da UCSal, Pe. Maurício Ferreira, que requereu o material:
      

Parabéns, Monsenhor Neiva!



No próximo sábado (dia 28), a Arquidiocese de Salvador irá presenciar um dos mais belos momentos na vida de um dos seus sacerdotes. A Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Cruz das Almas (Recôncavo Baiano), irá celebrar os 70 anos de vida presbiteral de Monsenhor José de Souza Neiva, pároco emérito daquela paróquia.
Natural de Dom Macedo Costa, também no Recôncavo, Monsenhor Neiva percorreu um longo caminho, tanto na sua formação em vista do ministério presbiteral quanto geograficamente, até chegar à cidade de Cruz das Almas, em 1966.
Durante 12 anos (1930-1942) se preparou em vista do sacerdócio. Em seguida, logo após a sua ordenação presbiteral, lecionou no extinto seminário de Itaparica, além de ter sido o responsável pelas finanças da casa (1942-1943). Também passou pelos municípios de Baixa Grande, Macajuba, Itaberaba e, dois anos antes de ser o pároco de Cruz das Almas, foi nomeado Cônego Geral na catedral de Ruy Barbosa, em março de 1964.
Com 46 anos na Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, o laço afetivo que Monsenhor Neiva construiu naquela região pastoral, e também, com a cidade de Cruz das Almas, é algo imensurável. Seu trato com as pessoas, a sua presença na vida de muitas famílias cruz-almenses, o fato da porta de sua residência estar sempre aberta para acolher a todo transeunte que por ali passa, dentre outros gestos nobres, faz deste grande sacerdote um modelo de pai e pastor para muitas gerações.
Por tudo isso, Monsenhor Neiva, a Arquidiocese de Salvador rende graças ao Bom Deus pelo seu ministério sacerdotal fecundo e pelo testemunho de vida que o senhor nos oferece há 95 anos. PARABÉNS! 


terça-feira, 17 de abril de 2012

A Depressão

Em uma das aulas que tenho, toda semana, na UCSal Federação, da disciplina Aconselhamento Pastoral, o docente nos apresentou um interessante material publicado pelo Jornal A Tarde e de autoria de dom Murilo Krieger, scj, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil. Este texto fala de um distúrbio que, infelizmente, está presente na vida de muitas pessoas hoje: A DEPRESSÃO. Abaixo, disponibilizo, na íntegra, o escrito de dom Murilo acerca da depressão. Vale a pena conferir: