sexta-feira, 10 de maio de 2013

"Lancemos às redes"

Arquidiocese do Rio realiza encontro em atenção ao Dia Mundial das Comunicações Sociais

O Beato João Paulo II era um pontífice que tinha esta
sensibilidade para o uso dos Meios de Comunicação
Social em vista da evangelização
No dia 11 de maio, das 9h às 13h, os membros da Pastoral da Comunicação (PASCOM) terão a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre “Redes Sociais”, destacando que um dos desafios mais significativos da evangelização nos tempos atuais é aquele que emerge dos meios digitais. Na verdade, o objetivo do encontro é também refletir que não se trata mais de como utilizar a internet como um meio de evangelização, mas de evangelizar considerando que a vida do homem de hoje se exprime também no ambiente digital.
Promovido pelo Vicariato para a Comunicação Social da Arquidiocese do Rio, o Encontro de Comunicadores pretende proporcionar à imprensa carioca uma oportunidade para confraternização, diálogo e reflexão sobre a mensagem escrita pelo Papa Emérito, Bento XVI, para o 47ª Dia Mundial das Comunicações, que é celebrado anualmente pela Igreja na Solenidade da Ascensão do Senhor.
Para o Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta, a expectativa é promover um diálogo baseado no respeito visando a construção de uma sociedade melhor:
— Esperamos que esse diálogo que vamos estabelecer, construído com respeito e com preocupações de unidade para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, traga benefícios para a nossa sociedade, concluiu Dom Orani.
De acordo com o Arcebispo, o grande desafio proposto por Bento XVI na mensagem deste ano é bem pertinente porque nos dias atuais é impossível não perceber a importância e a centralidade que os meios de comunicação social conquistaram em nossa sociedade, sobretudo quando associados à globalização.
— A Igreja tem acompanhado, com uma boa proximidade, o desenvolvimento da mídia em nosso tempo, e com belos e importantes documentos. Agradecemos a Deus pelo decreto “Inter Mirifica” do Concílio Vaticano II, que neste ano completa 50 anos de sua promulgação. Sabemos que depois desse documento conciliar bastante sucinto, desencadeou-se um belo e importante trabalho da Igreja com relação aos Meios de Comunicação Social. (...) Para a Igreja, que neste Ano da Fé esforça-se no objetivo de enfatizar a importância da Fé como dom sobrenatural, por meio do qual nos comunicamos de maneira interpessoal com Deus, é imprescindível uma justa reflexão acerca de dois pontos fundamentais, por meio dos quais a vivência da Fé é destacada em nossa sociedade: a juventude e os meios de comunicação. Daí vem o tema escolhido por nosso Papa Emérito, que vê nas redes sociais uma oportunidade de ser portal da fé, da verdade e espaço de evangelização, concluiu Dom Orani.

Fonte: Zenit.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário